Fundamental - I

          O Ensino Fundamental possui objetivos específicos quanto às características físicas, cognitivas e biopsicossociais das faixas etárias a que se destina. A Escola Irmão Policarpo se destaca por priorizar na formação dos alunos, além da consistente base pedagógica, os valores humanos, ético-cristãos.

 

          Ao longo deste segmento os conteúdos são abordados em espiral, ou seja, conceitos e procedimentos essenciais são constantemente retomados e ampliados, em níveis progressivamente mais complexos. Os processos educativos que o aluno da Escola Irmão Policarpo vivencia baseiam-se na organização dos saberes em disciplinas, sistematizadas de maneira a se entrelaçarem, facilitando a apropriação e construção dos conteúdos.

 

          Os recursos utilizados são pensados para promover o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e buscando a práxis pedagógica eficaz.

 

          Objetivo Geral do Ensino Fundamental: utilizaras diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal etc. - como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.

 

SÉRIES INICIAIS (1º ao 5º ano)

 

          As séries iniciais do Ensino Fundamental possuem papel determinante no processo educativo do sujeito, pois, aqui, as bases são consolidadas para todos os anos que se seguirão ao longo de sua escolaridade.

 

          No decorrer do ciclo, os conteúdos são abordados em espiral, essa abordagem é fruto de um projeto pedagógico comum, que perpassa os anos, seja no plano vertical (na passagem de um ano a outro), seja no plano horizontal (entre as disciplinas de um mesmo ano). No entanto, essa programação deve ser coesa e passível de flexibilização para adequar-se às particularidades locais ou regionais.

 

           A Escola Irmão Policarpo oferece aos alunos que chegam ao 1º ano um momento de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I, da maneira mais pedagógica possível. O processo de alfabetização e letramento intensifica-se nesse ano, se fortalecendo no 2º ano de forma efetiva, no entanto o brincar continua como prática da rotina escolar.

 

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

 

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, buscando o domínio da leitura, escrita e cálculo;
     

  • A compreensão e reconhecimento do ambiente em que está inserido, da sociedade, política, do desenvolvimento das tecnologias, conhecimentos da cultura e das artes;
     

  • O desenvolvimento da capacidade de compreender as habilidades e formação dos valores e atitudes praticados em sua sociedade;
     

  • O fortalecimento dos vínculos familiares, de respeito e tolerância ao outro.

 

          A proposta pedagógica do Ensino Fundamental está apoiada na concepção que entende o aprendizado como o processo pelo qual o indivíduo vivencia, a partir de seu contato com o meio, o conhecimento a respeito do mundo das coisas e de si mesmo.

Sala de Aula

Sala de Jogos

Sala de Informática

Sala de Artes

Ginásio